Afinal, o que é Aquenda? Conheça o Pajubá

 

Capa da dicionária Aurélia - Reprodução internet

Provavelmente, a primeira pergunta que você fez ao acessar o Aquenda Notícias foi: O que é aquenda? Se essa dúvida não passou pela sua cabeça significa que você já está familiarizado com o Pajubá, e sabe que "aquendar" é chamar para prestar atenção ou fazer alguma função, sendo utilizada também com conotações sexuais.

Pajubá, ou Bajubá, surgiu no Brasil e tornou-se popular nos anos 90. Baseia-se em palavras de origem Iorubá e Nagô, idiomas do continente africano, populares em terreiros de camdomblé, inicialmente, o Pajubá era falado pelas travestis para que curiosos e policiais não pudessem entender o que estavam conversando, uma forma de defesa uma vez que eram  marginalizadas pela sociedade e pela própria comunidade LGBTQI+.

Com o passar do tempo o dialeto foi se popularizando no meio LGBTQI+, chegando a ganhar até um dicionário, ou melhor, dicionária própria: a Aurélia a dicionária da língua afiada(2006), escrita por Fred Lib e Ângelo Vip, um dicionário que além das classificações formais é recheado de bom humor e dispensa as normas do politicamente correto.

Vale lembrar que o Pajubá causou polêmica nacional ao ser questão do Enem, estimulando comentários divergentes. Atualmente, alguns termos já são usados popularmente, abaixo veja alguns:

arrasar - fazer algo bem-feito ou com graça

babado - 1 acontecimento qualquer, podendo tanto ser bom como mau; 2 caso amoroso e/ou sexual

bocuda - pessoa que conta os segredos alheios, por maldade ou não; fofoqueira; língua solta

bofe - heterossexual ou homossexual ativo

cair na real - acordar para a vida

carão - pose; esnobação; presunção

climão - saia-justa; clima pesado ou tenso entre duas ou mais pessoas

coió - (do bajubá) bater em alguém, xingar alguém

larica - fome

Agora  que você já conhece um pouco mais sobre o pajubá, e sabe o que significa o nome do blog, aquenda os babados e arrasa no carão!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições abertas para o curso Dança-Teatro: Estímulo para o intérprete-compositor

All you need is love

Falando em saudades