Drag Queen, Drag King, Transexual e Travesti: conheça as diferenças e não pague mico ao falar
No último dia 3, a cantora Pabllo Vittar ganhou o prêmio de homem do ano na categoria Ícone, premiação feita pela revista GQ Brasil, com isso, debates sobre o gênero da cantora chamaram atenção novamente.
Muitos questionamentos feitos nas redes sociais da Drag Queen Pabllo Vittar de 26 anos, são sobre seu gênero, esta dúvida, se dá pois o cantor não atende ao padrão social, de uma vez que se veste como mulher, tem trejeitos femininos e é chamado por pronomes femininos. O que se confunde é a arte com a realidade, os estereótipos adotados pelo artista, são expressões artísticas, mas para alguns, é a vontade de ser mulher. Quanto a isso, em entrevista para a revista Glamour a cantora diz que quando montada prefere ser chamada por pronomes femininos mas que não é trans.
O Aquenda Notícias explicará agora alguns conceitos para que você tire suas dúvidas e desaquende o preconceito:
O que é Drag Queen?
Drag Queen nada mais é que arte, puramente expressão artística, pode ser a representação feminina ou de algum personagem criado pelo artista, de forma caricata. Em uma tradução livre Drag Queen é a Garota Arraso. Com muita purpurina, lantejoula e cores, ou não, tudo bem se você adotar um estilo mais dark.
E agora vamos desaquendar do estereótipo de que só homem gay faz Drag tá boa? Todx podem ser Drags, homem hétero, gay, mulher cis, trans, travesti. A arte é livre de gênero e de orientação sexual.
Drag King também é arte?
Esse termo é menos conhecido, mas não existem só garotas arraso, temos reis arrasos também, expressão artística que brinca com o estereótipo masculino, mulheres em geral que se montam de homens, ou homens se caricaturam para expressar a arte, assim como no caso das Drags a arte é livre e independente do gênero e orientação sexual.
A Transexualidade
Quando nasce, o pênis define se é menino e vagina menina certo? Berenice Bento, Em O que é Transexualidade (2008) parafraseia Focault quando este diz que “ Vincular comportamento ao sexo, sexo a genitália, definindo feminino pela presença de vagina e masculino pelo pênis, remonta ao século XIX quando sexo passou a conter a verdade última de nós mesmos” (Foucault, 1988:65 extraído de Bento, 2008, p.17) Bento sugere que a transexualidade é uma experiência identitária caracterizada pelos conflitos com as normas de gênero.
Para ambos, gênero não é definido pela genitália e quando se coloca em questão as normas do gênero, são questões transexuais, a transexualidade está relacionada as questões de gênero e não a arte como no caso da arte Drag.
Travesti
Assim como no caso das pessoas transexuais, este grupo marginalizado segundo Berenice Bento é um conflito de gênero, estereótipo o gênero feminino mas preserva também traços e orgãos masculinos, não rejeita a existência de um para sobressair o outro.
Cisgênero
Termo usado para identificar o individuo que se identifica com o gênero que nasceu. Podendo ser homem cisgênero, mulher cisgênero.
Vale relembrar que gênero e orientação sexual são conceitos diferentes. Assim como existem homens cisgênero que gostam de homens, também há homens transexuais gays e o mesmo entre mulheres.
Quais dúvidas que você tem sobre esse tema? Deixe nos comentários.
Comentários
Postar um comentário